Início
Muulti-Muu: jogo ensinará a produzir leite com qualidade PDF Imprimir E-mail
Ter, 19 de Julho de 2011 11:57

O Tecpar, por meio do Centro de Engenharia de Sistemas Inteligentes está criando jogos para difundir as Boas Práticas Agropecuárias na produção de leite. Esta oportunidade teve origem em outro projeto em desenvolvimento no Centro, com apoio do CNPQ, o projeto GALAXIS - Sistema Inteligente para apoio à Cadeia Produtiva do Leite.

 

Um novo jogo, batizado como Muulti-Muu e que será apresentado no VII Seminário - Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, em Fortaleza, nos dias 28 e 29 de julho, tem como foco o manejo adequado do gado leiteiro, ou seja, para vencer o jogo o personagem tem que realizar boas práticas de manejo no processo de produção de leite.

Do ponto de vista do jogador, ele aprende como deve ordenhar as vacas e mantê-las sempre em condições ideais de higiene, para que a prevenção de doenças e o tratamento de vacas doentes funcionem adequadamente. Ainda no intuito da educação, é exibido um letreiro com frases retiradas diretamente da legislação e de normas em vigor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para enfatizar a ligação do jogo com situações da rotina de ordenha.


Ilustração da tela do jogo Muulti-Muu



O jogo consiste em quatro minigames no estilo Game & Watch da década de oitenta, montados em um único ambiente chamado Muulti-Muu. Joga-se em sequência, ou seja, ao perder um dos jogos, passa-se para o próximo. Por exemplo, o primeiro minigame chama-se Milking Crazy. Nele o jogador tem de evitar que o leite produzido pelas vacas seja derramado. Conforme o jogador vai derramando o leite, os úberes vão ficando doentes de mastite, devido à falta de ordenha apropriada.

O projeto

Este projeto possui bolsas de Iniciação Científica financiadas pela Fundação Araucária e apoio parcial do projeto GALAXIS (http://galaxisfarm.com/). Projeto gráfico: Diego Szpikula Cabral e Angelo Rossi Hidalgo Jr; Consultoria veterinária: Roberta M. Züge, Carmen N. Cortada e João Paulo Gomes de Carvalho; Programação: Rafael Faria de Azevedo; e Coordenação: Bruno Campagnolo de Paula.

As informações são do Instituto Tecnológico do Paraná, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

 

Link direto: www.milkpoint.com.br/mercado/giro-lacteo/muultimuu-jogo-ensinara-a-produzir-leite-com-qualidade-73256n.aspx

Última atualização em Ter, 19 de Julho de 2011 12:01
 


Another articles:

Powered By relatedArticle

CeresQualidade.com.br | Powered by Joomla!